Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Flor do Sal

em 9 de agosto de 2010

E tudo começa com o sal…

Pensei em algo para escrever, algo interessante, que chamasse atenção. Foi quando olhei no meu armário de condimentos e ali eu encontrei o que considero o meu ouro: flor de sal.

Hoje encontramos sal de vários tipos, várias formas, de usos diferentes. E o elemento indispensável, da cozinha voltou a ter lugar de destaque, lugar que podemos afirmar que o mineral seja merecedor. E para quem diz que sal é tudo igual, que existe apenas o sal grosso para churrasco e o refinado para ser usado na cozinha do dia-dia, ainda não conhece a magia proporcionada pela flor de sal.

Flor de sal é, na verdade, a primeira camada do mineral que se forma nas saleiras. Ele deve ter uma colheita manual para evitar que ele vire o sal normal e recebe esse nome por causa de uma coloração rosa (devido a uma alga microscópica) e do aroma de violeta que exala quando está na secagem. Porém, essas duas características não persistem depois da secagem, a fama da flor de sal se deve s sua crocância e destaque que oferece aos pratos.

A mais conhecida é a flor de sal de Guenárde, que é produzida na França, em uma cidade com o mesmo nome, conhecida também como o tesouro da gastronomia. A Inglaterra também sua própria produção de flor de sal que fica na região de Essex e é conhecida como The Maldon Crystal Salt, sua principal característica são os grãos de forma triangular. Em Portugal a produção é pequena, mas também de alta qualidade. No Himalaia a flor de sal tem lindas colorações que vão de suaves tons de rosa até vermelho. Que prato não vira uma obra de arte quando finalizado com esse sal?

A melhor notícia é que o Brasil também produz flor de sal de qualidade, em Mossoró, no Rio Grande do Sul. E a boa notícia não termina por ai, por causa do verão prolongado a produção tem 8 a 9 meses de duração, o que significa mais flor de sal para nós.

O que vale a pena lembrar sobre a flor de sal é que, se usado como sal normal, isso quer dizer, no meio da preparação, ela perde as características pelo qual são procuradas. O ideal é usá-las em finalizações de saladas, carnes e se jogar nos sabores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: