Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

UMA RESPONSABILIDADE DIFÍCIL DE ASSUMIR

em 10 de agosto de 2010

No sistema educativo e na sociedade atual incide um mal-estar diante da falência da autoridade. À dos professores e aquela ligada à falência da autoridade dos pais na base familiar. Um número cada vez maior de alunos está em situação de fracasso escolar. Muitos não desenvolvem a leitura corrente e não adquiriram autonomia mesmo após anos de escolaridade. Tornam-se incapazes de aprender.

A falha na educação reside na falta de autoridade dos pais sobre as crianças,marcada pela ausência de referencia familiar no exercício de suas responsabilidades.E quanto mais os pais se ausentam de suas responsabilidades imediatas, mais as crianças são levadas a queimar etapas, a se mostrar inescrupulosos, caminhando no sentido da degradação do laço social. Os pais renunciam ao seu papel, que consiste em mostrar que nem tudo é possível, enquanto a televisão e a internet operam como imagens que permanecem como único ponto de referencia. A voz do mestre já não é mais o que constitui autoridade, as crianças estão à procura de referencias.

Os sintomas escolares são refletidos significativamente na leitura, na escrita e até no raciocínio, e preocupam não só os estabelecimentos escolares, mas também os psicoterapeutas em seus consultórios, que desempenham um importante papel na reconciliação do aluno com a escola. A psicologia deve intervir no campo social e histórico, onde os efeitos da ciência são e evento maior do mal-estar contemporâneo.

Anúncios

2 respostas para “UMA RESPONSABILIDADE DIFÍCIL DE ASSUMIR

  1. Solange Fernandes disse:

    Drª Manuela Lins, parabéns pelos comentários e observações valiosas do qual nos ajudará a refletir sobre nosso papel de pais perante uma sociedade conturbada. Esperamos contar com sua participaçao como Psicologa para que possamos compreender um pouco dessa responsabilidade que temos. Sucesso.

    • Emanuela Lins disse:

      Muito obrigada a você, Solange querida, pelo reconhecimento do meu trabalho e do nosso papel, enquanto profissionais da área. Espero seguir contribuindo com temas como este de interesse social.
      Abraço fraterno.
      Emanuela Lins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: