Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Razão, Ética e Política

em 25 de agosto de 2010

Nos posts anteriores tratei sobre questões ligadas ao ser humano, tais como, dificuldades de lidar com mudanças ou temas ligados a gestão e liderança que fazem parte nas nossas conquistas profissionais e do mundo corporativo. Hoje resolvi tratar brevemente – utilizando conceitos do filósofo grego Aristóteles – de temas tão presentes no nosso cotidiano e tão questionados principalmente em ano de eleições políticas.

Na obra de Aristóteles, há uma estreita relação entre a razão, a ética e a política.

A razão é a faculdade que permite ao homem ponderar acerca do bem, porque não se pode atingir o bem nas ações sem que se passe pela reflexão mediada pela racionalidade.

No início de sua “Ética a Nicômaco”, o mestre dos peripatéticos chega à definição de Ética como a dimensão humana que “ é perseguida  pelo bem”, e não apenas a que o persegue.

As boas ações, nesse sentido, confluem para a definição do conceito de ética, portanto, disso depreende-se a estreita relação entre ética e razão na obra de Aristóteles, pois somente passando pelo crivo da racionalidade pode o homem agir no sentido ético, deixando assim que o bem o “persiga” e direcione suas ações.

A dimensão política, por sua vez, nada mais é para Aristóteles do que o exercício público da racionalidade e da ética, ou seja, o homem sendo justo e bom com si mesmo, cultivando em seu caráter as boas virtudes, logo, na administração da polis, irá ampliar essa atuação em benefício da coletividade.

É muito comum a lembrança, por vários estudiosos de todas as partes do globo, da concepção aristotélica de que “o homem é um animal político”, pois para o pensador grego o que diferencia o homem dos animais é justamente o exercício da razão na esfera pública – o que denomina por práxis política. Dessa forma, surge o entendimento de que o homem é a única criatura capaz de ter uma atuação diferenciada e se organizar em sociedade, graças à estreita relação entre ética, política e racionalidade, essas características que melhor definem o ser humano, de acordo com o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: