Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Unidade nos relacionamentos – 2/ 2

em 1 de setembro de 2010

Estávamos na semana anterior pensando os relacionamentos, pois bem, quando você permitir que o outro seja como ele realmente é, observará que ele ou ela começará a mudar. Neste caso, dizemos que você o acolheu, permitindo que entrasse no espaço do agora.

Ouvir com verdadeira atenção é uma forma de trazer calma ao relacionamento, facilitando a mudança. Quando você realmente ouve o que outro tem a dizer, a calma surge e se torna parte essencial do relacionamento. Mas ouvir com atenção é uma habilidade rara. Em geral, as pessoas concentram maior parte de sua atenção no que estão pensando. Na melhor das hipóteses ficam avaliando as palavras do outro ou apenas usam o que outro diz para falar de suas próprias experiências. Ou então não ouvem nada, pois estão perdidas nos próprios pensamentos.

Na origem dessas experiências se encontram os padrões básicos do “eu” autocentrado: a necessidade de estar com a razão e, é claro, de que o outro esteja errado – ou seja, a identificação com modelos criados pela mente.

Julgar alguém ou algum fato é criar sofrimento para si mesmo. Somos capazes de criar todos os tipos de sofrimento para nós mesmos, mas não percebemos isso porque de certa forma esses sofrimentos satisfazem o ego. O

“eu” autocentrado, que acabamos de falar, se sente mais confortável no conflito. Como a vida seria mais simples sem essas histórias que o pensamento cria! Rotular uma coisa como ruim provoca uma tensão emocional. Se você deixar que as coisas existam sem classificá-las, passa a dispor de um enorme poder. Você pode aprender a reconhecer todas essas formas de sofrimento na hora em que ocorrem e dizer para si mesmo: “Estou criando um sofrimento para mim”. Se você tem o hábito de criar sofrimento para si mesmo, deve estar criando também para os OUTROS. É impossível estar ao mesmo tempo consciente – no agora – e criando sofrimento para si mesmo.

Emanuela Lins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: