Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Minha louca confeitaria

em 20 de setembro de 2010

Este fim de semana, mas especificamente no sábado, eu fiz um pequeno curso de confeitaria, nunca tinha feito nenhum curso de confeitaria antes. A confeitaria é a área mais artística da gastronomia, é necessário ter bastante paciência e dom para conseguir suprir o que a atualidade pede.

Para falar a verdade eu não tenho esse dom nem essa paciência, mas eu sou teimosa e resolvi tentar. Até que consegui fazer algumas coisas bonitinhas que, se eu começar a treinar em casa (e eu vou começar a treinar hoje), eu consigo um resultado bom.

No sábado, nós trabalhamos com marmorização que é uma cobertura composta por clara de ovos, suco de limão, açúcar de confeiteiro e essência (nós usamos a essência de limão, mas eu acredito que com baunilha fica melhor). Também aprendi a usar a pasta americana que está no auge de sua utilização. Com a pasta americana, que foi comprada já pronta, nós fizemos alguns bichinhos, algumas flores. Tudo isso foi colocado por cima de cupcakes, que é a moda da confeitaria brasileira.

Os cupcakes também são conhecidos como mini-bolos e é exatamente o que eles são, pequenos bolos que são feito em forminhas de papel. O fato de serem pequenos estimulou a criatividade das confeiteiras e hoje eles são usados como lembrancinhas de festas, presentes de aniversário personalizados. Como diz meu querido professor: o céu é o limite.

Os bolinhos que estão na foto acima, foram os que eu fiz na minha breve aula. Me sinto uma mãe coruja e orgulhosa, não estão perfeitos mas eu vou melhorar no futuro, tenho certeza. Lembrando que o cachorrinho (sim é um cachorro!), a joaninha (linda!) e a cestinha do cachorrinho foram feitos com a pasta americana e a cobertura que está no bolo da joaninha é o mármore.

Deixe um comentário

