Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

O que pode causar uma falha na comunicação.

em 29 de setembro de 2010

Estou fazendo estágio em uma escola particular, acompanho aulas no ensino fundamental e médio, tive muita sorte, a escola é excelente!  Em uma das aulas os alunos de uma série do ensino fundamental não conseguiram compreender o que significava preconceito, eles tentaram criar relação para construir esse entendimento com o seguinte exemplo: Professora! Eu não gostava de comer feijão, aí experimentei feijão, agora gosto de feijão, isso é preconceito?

Eles tem a sorte de contar com uma professora muito competente, mas falta ainda a maturidade para ouvir e entender aquilo que estão ouvindo. No meio do rebuliço do feijão-experimentar-preconceito, entenderam que preconceito é como o feijão, tem que experimentar uma situação que não se aprecia para não ser preconceituoso, ou seja, preciso experimentar qualquer coisa ou situação para não ser preconceituoso, incluindo relações amorosas com pessoas do mesmo sexo.

Hoje depois de uma conversa esclarecedora com a professora sobre a importância de respeitar o outro, o direito a liberdade dos seres e o preconceito em si, eles finalmente  pareceram entender o que significa preconceito.

Contei toda essa história pra ilustrar o quanto é importante que a nossa comunicação cotidiana seja clara, pois muitas vezes grandes confusões surgem do não ouvir, não se comunicar, não falar. Nesse caso, os alunos ainda com pouca maturidade, não conseguiram entender o conteúdo passado pela professora e tiraram conclusões rápidas, deturparam o significado e repassaram a informação para os outros colegas num contexto totalmente sem sentido.

Situações como essa do preconceito do feijão são mais comuns do que se imagina, não ouvimos os outros, tiramos conclusões precipitadas e disseminamos histórias deturpadas, resultando obviamente numa grande confusão.

A comunicação entre os indivíduos requer que um fale e outro escute e dê um feedback, tem que haver uma interação para a construção de um entendimento.

Expressar o que sentimos e principalmente,  ouvir o outro é fundamental. Não se vive no mundo sem se comunicar, afinal, quem não se comunica se estrumbica!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: