Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Uma delícia de risoto

em 11 de abril de 2011

Minha paixão pelos risotos já é bem conhecida, é uma excelente maneira de receber um batalhão de gente em casa e todos ficarem confortáveis. A regrinha basica é: se não dá para todos sentarem na mesa faça risoto ou uma massa, porque cortar a carne sem apoio não dá.

Um dos meus risotos preferidos é : Risoto de Funghi Secchi com molho de queijo fundido. Fazer risoto é muito fácil, é necessário – sempre – arroz italiano, pode ser tanto o arbório quanto o carnaroli; a vantagem do risoto é que pode ser feito com qualquer ingrediente, respeitando sempre como base o arroz italiano e o vinho branco, no final precisa ser arredondado com algo da sua preferência, manteiga, creme de leite, queijo…

Esse aí é o cogumelo seco, encontramos no mercado no setor de condimentos, você vai encontrar o chileno e o porcini, o chileno é mais barato e fácil de encontrar, fica uma delícia também!

Você precisa desidratar esse cogumelo, então coloque umas duas horas antes na água, não jogue fora a água depois, pois ela vai servir para regar o arroz durante o cozimento.

A receita é simples:

– 30 g de funghi secchi- 1 cebola média picadinha- Bacon em cubos a gosto – 2 xícaras (chá) de arroz para risoto- 6 xícaras (chá) de líquido de caldo do cogumelos carne fervente  (aproximadamente)- 1 xícara (chá) de vinho branco seco- 60 g de manteiga- sal.

Refogue a cebola, o bacon e os cogumelos (nessa ordem), acrescente o arroz, refogue mais um pouco e acrescente o vinho branco, deixe evaporar um pouco o álcool e vá adicionando aos poucos a água com dos cogumelos com o caldo de carne, aproximadamente 16 minutos depois – vai depender do arroz – está pront0, vá experimentando, porque precisa fica al dente e o ponto é complicadinho para uma primeira vez, pois risoto é sempre cremoso e não papento. Quando ficar pronto acrescente a manteiga para arredondar, pode ser queijo ralado, mas como eu gosto de comer com molho fundido, então não tem necessidade.

A receita do molho é a seguinte:

200 g de queijo fundido
1 xícara de café de leite
1 pitada de noz moscada

Coloque numa panela, o queijo cortado em pedaços, o leite e a noz moscada mexendo sem parar até dissolver. Esse molho deve ser servido por cima do risoto, é uma delícia!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: