Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Caminhos tortuosos do Facebook

em 11 de agosto de 2011

Não há dúvida que o facebook é a nova mania da internet, o orkut foi deixado de lado e até o twitter perdeu um pouco da graça. Mas sobre a realidade virtual, a nossa vida nas redes sociais, o que devemos pensar? As redes sociais são uma espécie de vida paralela, no qual todos aparecemos lindos em fotos “photoshopzadas”,  que ilustram o nosso sucesso; todo mundo tem opinião para tudo, somos descolados e sem limites.

Tenho observado, por exemplo, uma explosão do dê a sua opinião e mostre o que sou, por meio de correntes no facebook, aqueles textos que no final dizem: se você gostou cole no seu mural. Ok, mas tem corrente até para avisar que a pessoa não gosta de correntes.

Sobre os limites, percebo que o respeito e  tolerância são cada vez mais escassos nesses ambientes virtuais, pois a quantidade de barbaridades que encontramos nos murais alheios, além das pessoas que se metem em conversas alheias tentando impor a sua “verdade” é crescente.

Parece que nas redes sociais tudo pode. Recentemente, ao comentar uma foto de uma prima, recebi críticas de um desconhecido, pois afirmei que já havia criado um esquilo.  CLARO que  não estou livre de críticas, posso ser criticada, mas a questão é: o que leva um cidadão, sem me conhecer, saber do meu histórico de cuidados/resgates de animais, entrar em uma conversa alheia e ainda fazer críticas a uma pessoa que ele não conhece? Sabe ele em que condições eu criei aquele esquilo?

Práticas como essas tem sido bem comuns no facebook, os grandes entendidos estendendo a sua intolerância aos demais e impondo a sua “verdade” com tamanha agressividade.

A sensação que tenho é que na internet tudo é superdimensionado, isso inclui a agressividade, intolerância e desrespeito. É um mundo de sonhos, no qual pessoas “normais” viraram celebridades anônimas do show business da vida.

2 respostas para “Caminhos tortuosos do Facebook

  1. clara disse:

    Oi Clara… sabe, eu gosto do FB, e apenas uma vez fiquei chateada. Fui “brincar” com uma pessoa e ela não gostou. Não me xingou nem nada, mas um tantinho grosseira. Por fim acabei excluindo ela dos meus amigos. Acabou.
    Eu me divirto muito, pois por sorte, os amigos que tenho, todos virtuais, são muito bons e bem humorados. Tbm são poucos, pois não faço questão de ter trocentos de amigos e conversar apenas com 10 ou 12.
    Mas o que vc tá falando é a mais pura verdade. O twitter então, que não tenho, mas já vi barbaridade… isso não é pra mim. Falta de bom senso e de respeito. Cada um acha que é dono da verdade e pode ser grosseiro com todos. Isso eu tbm não tolero.
    É, a gente vai filtrando e encontrando um jeito de não tornar tudo tão chato…

    Beijos….

  2. Eu também gostos do FB, uso quase todos os dias, acho uma ferramenta divertida, melhor que o orkut e twitter, quase nem uso mais o msn. Vou te procurar no FB. Bjo!

Deixe um comentário

