Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Rodrigo Lombardi faz comentário racista no Faustão

em 5 de setembro de 2011

Imagem tirada daqui? http://www.brasilemalta.com.br/fotos-rodrigo-lombardi-o-astro.html

No domingão do Faustão, de ontem, 04/09/2011, o ator Rodrigo Lombardi fez um comentário racista ao dizer: “Era um cara que na sua época assim, negro, caolho, um metro e cinquenta, chamado Sammy Davis Junior, que quando entrava no palco saia com dois metros de altura, loiro de olho azul.”

Ele tentou dizer, claramente, que o cara se transformava quando subia no palco, crescia, ficava mais bonito. Mas peraí, ficar mais bonito significa embranquecer? Ficar com os olhos azuis? Infelizmente, esse ideal de beleza está tão arraigado nas nossas mentes que o ator nem deve ter percebido o teor das suas declarações, mas preconceito é assim mesmo não é? Quando menos se espera vem alguém e pimba! Declaração racista! É negro de alma branca, nêgo safado, preto ladrão… Precisa comentar mais alguma coisa?

O racismo no Brasil é forte e criminoso, quantas meninas negras se desenham loiras de olhos azuis? A construção das suas identidades são violadas, com ideais de belezas brancos. O ator Rodrigo Lombardi é branquinho por acaso? Não! Mas qual é o ideal de beleza dele? Branco de olho azul? Pois é, racismo não se justifica, eu até entendo que certos pensamentos estão tão arraigados na nossa cultura que nem pensamos, só reproduzimos, mas eu sou sempre a favor da reflexão, então colega, pense sobre o assunto!

Beleza não tem cor, classe social ou etnia, beleza é beleza e pronto.

A declaração do ator está aqui, para quem quiser ver:

Anúncios

35 respostas para “Rodrigo Lombardi faz comentário racista no Faustão

  1. Allyson disse:

    Eu vi este comentário do ator na televisão. Fiquei assustado. Isto revela como o racismo ainda é presente no Brasil. Daí a necessidade de levantarmos este debate por muito tempo ainda. Somente assim poderemos acabar com este preconceito, que tanto mal vez ao Brasil e a outros povos.
    Allyson

    • Também fiquei assustada quando vi, é chocante, mas verdadeiro, o racismo está muito impregnado na nossa cultura. Acho que situações como essa que ocorreu com o ator, é péssima, mas o lado positivo é que podemos utilizar o exemplo dele para discutir o assunto.

    • Kacy disse:

      Preconceito não está na palavra escrita ou verbalizada, está nas ações! Às vezes, por ignorância ou desinformação a pessoa comete certos erros na colocação de suas palavras e é taxada como preconceituosa, racista ou homofóbica. E eu não achei que o Rodrigo Lombardi foi mal intencionado em suas palavras. Ele foi infeliz, isso sim! Bem, pelo menos foi assim que interpretei ao ver o que ele falou na tal Dança dos Famosos.

  2. LUCINHA disse:

    AINDA ACHAM QUE NO BRASIL O RACISMO NÃO EXISTE?????? É ISSO AI …..A REALIDADE É ESSA.
    NA CASA DO PELÉ (VILA) JOGADOR DO FLAMENGO(DIEGO MAURICIO) SOFREU INSULTOS RACISTA….POUCO FOI COMENTADO… COMO SEMPRE FINGIRAM QUE NÃO VIRAM.

    ASSISTIR FAUSTÃO JÁ É UMA AGRESSÃO NÉ……NÃO DÁ!!! ESTOU VENDO A REPRISE DO BRASIL LEGAL (REGINA CASÉ)ISSO SIM QUE É PROGRAMA O RESTO É O RESTO….

  3. eu tb fiquei muito chateada quando, logo depois de ter me emocionado com ele falando da morte do avô, ouvi essa pérola de negro feio miúdo se transformando em loiro alto de olhos azuis para caracterizar beleza e competência.

  4. Katya disse:

    Eu percebi sim a declaração e foi racista.
    Fiquei bem incomodada com a cara de nojo com que ele falou: ” Conheço alguém que subia ao palco, era negro( com cara de nojo), baixinho e lá ele se transformava em um loiro de olho azul.
    Que é isso gente????
    Isso é sucesso? Ser loiro de olho azul?
    Em que época esse cara vive?

  5. fabio disse:

    Alguem percebeu que o Mvbill estava na “dança dos famosos” e comentou justamente sobre a declaração equivocadamente racista dada pela Ana Maria Braga em uma outra semana, apos o ocorrido com Lombardi o rapper não se encontrou no cenario do programa sendo até anunciado pelo apresentador Fausto Silva.

    • Eu não assisti o programa, vi depois o vídeo, mas fiquei sabendo quase agora dessa história da Ana maria Braga.

      Pelo que você comentou, então ele deve ter ficado indignado e ido embora, tá certo mesmo, fala sobre o assunto, aí vem outro e pimba, outro comentário racista, sem noção mesmo!

  6. clara disse:

    Faz tempo que não assisto Faustão.
    Não vi, tô sabendo agora, mas não deixo de ficar indignada com isso.
    É a maldita beleza imposta pela sociedade… Odeio!!!!
    Se a maioria não for como eles idealizam, já viram motivo de comentário.
    Espero que todos mordam na língua….. com força!
    rssssss
    Beijosssss.

  7. […] Ele tentou dizer, claramente, que o cara se transformava quando subia no palco, crescia, ficava mais bonito. Mas peraí, ficar mais bonito significa embranquecer? Ficar com os olhos azuis? Leia mais… […]

  8. Thiago Rodrigo Pontes disse:

    Nossa em momento nenhum .. ouve um ar de arrogancia por parte do ator, o que é exposto na fala do ator é na época de Samy existia sim um racismo bem maior que do que existe ultimamente, e que mesmo assim o artista se sobre saía, não vamos ser extremistas a levar tudo ao pé da letra.. inerente cor raça o religião … somos todos seres humanos e cometemos erros.
    Caminhamos para uma sociedade aonde todos querem ter a razão, os negros, os brancos , os gays , os heteros … ohh meu pai , sera que não podemos ver que somos todos iguais e deixar desse toma lá dá cá !

    E aproposito .. Sou brasileiro, negro e acredite se quiser, não vejo um preconceito na fala do ator, e vejo um pré-conceito .. sim na maneria em que sou tratado na rua, da forma e que me olham dentro da minha faculdade … na maneira em que abordamos um tema tão incoerente nesse pais , que é petro e branco , mulato e africano .. e é samba e bossa , e reggae e rap dentre outros .. chega de intolerância ….

    • Oi Thiago,

      Existe uma diferença entre racismo estrutural e o individual, o presente na fala do ator é estrutural, pois está presente na construção cognitiva do discurso. Dá uma lida nesse artigo que você entende melhor: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0873-65292000000200002&script=sci_arttext&tlng=pt

      • Laura disse:

        Me desculpa mas aqui o que esta faltando e a informação, a frase eu sou negro judeu e caolho e uma das grades perolas de Sammy Davis Jr , que nao epoca em que começou sua carreira cantava junto com um grupo de brancos ou seja subia ao palco como alguem diferente dos demais e acabava se tornando igual, essa era uma das grandes piadas da epoca onde o preconceito chagava ao limite afinal estamos falando de 1951 mais ou menos, enfim o Rodrigo so nao explicou a situação direito mas nao foi ele que inventou essa historia. De qualquer forma tenho certeza que muitos nao irão entender.bjs

    • Pâmela Gisela disse:

      Se vc não vê racismo na fala do ator, vc com certeza é racista como ele! A fala dele está mais que clara de tão preconceituosa, chega a ser translúcida! Compreenda-se enquanto preto!

  9. Celio Henrique disse:

    Achei péssimo, inconveniente, desnecessário. As pessoas brilham por competência, talento e esforço e devem ser reconhecidas pelo o que são e não comparadas a “ideias” determinados. Horrível o comentário dele.

  10. deborah disse:

    Acho muito ignorante por parte de quem acha racismo, ô povo burro recalcado!! O cara disse bem claro “NA ÉPOCA…” só quem sabe da história de Sammy Davis Junior entende oq Rodrigo falou. NA ÉPOCA esse negro, baixinho e caolho subia ao palco e embasbacava o povo c/ seu talento saindo alto, loiro de olhos azuis como os galãs de sucesso DAQUELA ÉPOCA eram. Acho que o pessoal deve estudar um pouco sobre a biografia de Sammy Davis Jr antes de escrever besteiras… Ô povo q perde tanto tempo prestando atenção nas pessoas q aparecem na midia e acabam esquecendo de si próprio…

  11. MARCIA disse:

    Não vi nada de racismo… as pessoas é que levam tudo pra esse lado.. nunca vi!!!!

  12. LUCIANA disse:

    COMENTÁRIO DESSE ATOR DESNECESSÁRIO, FICASSE CALADO ENTÃO, PRA NÃO FALAR MERDA!!!! INFELIZMENTE O RASCISMO EXISTIU, EXISTE E VAI SE PERPETUAR ATÉ O FIM DOS TEMPOS, HIPOCRISIA ALGUÉM ACHAR Q NÃO.

  13. Emanuel Pinto Teixeira disse:

    Rodrigo,
    Aconselho-te a usar um par de lentes azuis, alourar os cabelos, entrar num torno de esticar, mètodo de tortura antigo, e pensar duas vezes antes de abrir a boca.
    È inaceitàvel ouvir de uma beldade global, quase endeusada, com futuro de galã garantido tal heresia.
    Mais respeito com os brasileiros é o mínimo que se pode esperar numa fatìdica tarde de domingo.

  14. Suzana abreu disse:

    Será que não se percebe a gravidade e como isso repercute, vindo de um galã formador de opinião das massas? quantos brasileiros se enquadram no segundo exemplo de homem, que para Lombardi seria o tipo ideal. Ele PRECISA se desculpar formalmente. O pior de tudo é que temos esse racismo velado, numa história de 500 anos, dos quais 350 de escravidão, onde não houve políticas públicas voltadas para esse grupo.
    Suzana Abreu

  15. Angela disse:

    Que exagero!!! Sou de uma família que tem negros (somos uma grande mistura) e não vi racismo algum na fala do ator. Ele nao mencionou que ser branco de olho azul é melhor, apenas fez referencia a uma realidade americana dizendo no que ele se transformava aos olhos de um povo que tem essas questoes muito evidentes, principalmente na época a que se refere. Estamos pior que a inquisição na caça às bruxas, cada época tem seu formato. Melhor termos cuidado!

  16. Jane disse:

    QUEM DESSER Q ISSO NÃO E RACISMO COM CERTEZA NÃO E NEGRO E SIM E RACISTA TAMBÉM.
    TENHO NOJO DESSE PAÍS QUE TODO MUNDO TEM SANGUE DE PRETO E NINGUEM QUER SER.
    SOU NEGRA E SOU MUITO MAIS BONITA Q CERTAS BRANQUELAS POR AI !

  17. Bruna disse:

    É Racismo sim. Claramente e ponto.

    Ah! curti muito a idéia de disponibilizar o artigo pro pessoal refletir mais sobre a subjetividade do racismo. De pouquinho em pouquinho a gente chega lá!

  18. Maria Conceição Souza disse:

    Não se admite em 2012, praticamente, ainda se ouvir frases como estas deste autor. “fica louro de olhos azuis”…isso significa que uma pessoa da cor negra, não tem condições de fazer algo explêndido. Como se dirigiam a bailarina……”com esta negra do lado até eu danço”…ELA É UMA PROFISSONAL………A MARIA PIA PARABENIZOU A TODAS AS BAILARINAS, MENOS A BELÍSSIMA QUE ESTAVA À SUA FRENTE.

    UMA VERGONHA….FIQUEI ESTUPEFATA…….

    Maria Conceição – PORTO ALEGRE – RS

  19. Gunnar disse:

    Parece-me que o comentário foi justamente o oposto de racista.

    Está na cara que ele não está afirmando que branco de olhos azuis seja melhor do que o negro caolho, e sim se referindo à visão que o público tinha do artista na época.

    Lombardi denuncia esse preconceito e aponta como o imenso talento de Sammy conseguia fazer o público dar o braço a torcer e lhe dar o reconhecimento que geralmente só um branco de olhos azuis teria.

    Vocês não estudaram interpretação de texto não?

  20. aroldo adebayo disse:

    Diga 100 vezes uma mentira que ela se transforma em uma verdade. Adolf Hitler, Rodrigo Lombardi só plantou a semente para a sociedade brasileira colher. Viva a democracia racial que é o Brasil, que em 500 anos só foi comandada por homens brancos e agora por uma de suas filhas. Isso só vai mudar quando percebermos que nossa missigenaçao nasceu com um estupro, do branco para com o negro.

  21. SELMA disse:

    Eu acho esse assunto tão polemico e desnecessário…O negro usar uma camiseta com os dizeres “100% preto”,como ja vi alguns artistas em programas de tv,ninguem fala nada mesmo pq se falar…Daí não é racismo,mas qdo um branco,amarelo ou sei la que cor (pq isso é só um detalhe pra mim),fala a palavra preto ja vira o assunto do dia,ja é preconceito!!!…ja vira processo…Acho preconceito ter que haver cota para negros nas universidades e se fosse negra não aceitaria,pois eles não precisam disso, têm capacidade e inteligencia suficiente para entrar por seus méritos e não por cotas…Tenho amigos de todas as cores e os que são negros concordam comigo…TUDO NA VIDA É QUESTÃO DE PONTO DE VISTA…

    • Oi Selma,

      Você pode não perceber, mas seu comentário é racista, pois o racismo diz respeito a negros e essas camisas que você comenta, tem a ver com um movimento de afirmação da cultura negra, que ainda sofre com o racismo no Brasil, e que precisa sim, ter orgulho da sua cor, raça, cultura…

      Sobre as cotas, ela é uma política de afirmação, é um projeto a curto prazo, pois o objetivo é melhorar a educação básica para que o negro que é pobre e não tem acesso a educação, possa lutar em condições de igualdade.

      Dizer que o negro tem inteligência para conquistar pelo meu mérito, é desconhecer a condição do pobre que não tem acesso à educação, pois esse discurso burguês de mérito não deve ser aplicado a pessoas, dizer que uma pessoa tem mais mérito ou merecimento por ter nascido em classe média e ter acesso à educação, do que aquela que é pobre, negra e que só tem acesso à escola pública de péssima qualidade, é não perceber que você não tem mais comida na mesa por mérito seu, mas por desigualdade social, não acho nada legal ficar feliz com a exploração do outro, todos temos direitos a educação, saúde, alimentação e está garantido na constituição.

      Clara

  22. ketlen santana da comceiçao disse:

    Eu faria de tudo para conhece namda costa
    e rodrigo lombamde

  23. henrique disse:

    Ele só expos sem querer o seu modo de pensar
    racista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: