Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Ainda discutindo sobre o racismo

em 6 de setembro de 2011

Imagem tirada daqui: http://senhorahistoria.blogspot.com/2011/04/diga-nao-ao-racismo.html

A declaração do ator Rodrigo Lombardi está rendendo muito, sendo amplamente discutida e acho isso super saudável. Nesse sentido, gostaria de dividir com vocês o que penso sobre o assunto.

Eu sempre simpatizei com o ator Rodrigo Lombardi, não assisto muito televisão, mas ele me parece um cara legal e digo que me parece, porque apesar das declarações feitas por ele, não o conheço e não posso julgar o caráter dele. Essa também foi a primeira vez que me pareceu pisar na bola, mas também não sei nada da vida dele e posso estar enganada.

Sobre a declaração dele, se foi racista? Foi sim, claro! Mas isso significa que ele é um canalha? Não! Existe uma diferença entre o racismo individual, aquele que somos diretamente agredidos e o racismo estrutural, que está dentro de um discurso e muitas vezes nem percebemos.

O racismo no Brasil muitas vezes é assim, ele está na construção cognitiva do discurso, nós o reproduzimos automaticamente e qualquer pessoa está sujeita a isso, isso significa que eu, você, o ator Rodrigo Lombardi, podemos proferir um discurso racista sim, e aí, como agir em situações como essa?

Complicado não é? Refletir sobre o assunto é importante demais, assim como mudar e construir novos parâmetros. Será que  expressões como, Cabelo bom ou ruim, negro de alma branca, são racistas? Então, falamos não é? O racismo pode estar impregnado até nossa língua portuguesa, em expressões como “esclarecer” ou denegrir, mas tudo depende do contexto no qual estão inseridas.

Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo da campanha: Onde você guarda o seu racismo?

Vamos refletir sobre o assunto, nos policiar no sentido de identificar o racismo dentro de nós, o racismo no Brasil existe sim e não é porque não temos a intenção que ele não existe, ele está tão dentro da nossa cultura que não percebemos.

Quer saber mais sobre o assunto, leia esse texto: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0873-65292000000200002&script=sci_arttext&tlng=pt

5 respostas para “Ainda discutindo sobre o racismo

  1. clara disse:

    Eu acho que vc falou tudo.
    Muitas vezes já me peguei falando besteiras desse tipo, mas sem me dar conta de que poderia ser racismo. Hoje me policio muito no que falo. É cultural, mas podemos mudar. Ouvimos tanto isso desde sempre que pra nós é normal, mas quem sofre é humilhante. Eu sempre tive amigos negros e sinceramente, não fazia diferença nenhuma da cor deles e da minha… Um dia meu pai (que eu o considero racista) me perguntou: “E aquela sua amiga pretinha?” Eu levei um choque. Como assim? Eu sou tão pretinha quanto ela. Discuti com ele e saí perdendo, porque pai pensa que ganha a gente na autoridade. Isso eu nunca esqueci.
    É horrível comentar isso, mas deu vontade de tocar nesse assunto.
    Beijos…

  2. Adriano disse:

    Muito boa a reflexão!
    Precisamos trazer essas questões à tona para que possamos, aos poucos, ir combatendo certas construções discursivas que só tendem a mascarar, manter e reproduzir o racismo.
    Porém, só não concordo com uma coisinha. O verbo “esclarecer” significa, sim, “tornar claro”, como mencionado pela autora. No entanto, esse não é seu único significado. Segundo o dicionário Aulete Digital, esclarecer pode significar: “fornecer ou obter explicações ou conhecimentos sobre algo”, “deixar claro, entendido; elucidar” etc.
    As palavras isoladamente acabam tendo seu significado comprometido, uma vez que é a estrutura sintática e o contexto, nos quais as palavras estão inseridas, que constroem os significados.
    Assim, dizer que esclarecer é um verbo que faz parte do conjunto de expressões que reproduzem, mascaram e mantêm o racismo, a meu ver, é um equívoco. Não podemos fazer certas generalizações e atribuir significados a palavras fora de seu contexto e fora de uma situação específica de comunicação.
    De resto, achei o seu texto e o vídeo sugeridos excelentes para que possamos discutir o racismo no Brasil.

  3. Oi!, o meu nome é Darth_Vader e gostei imenso do teu blogue! Muito linda sim senhora! rnAplica-se exactamente com tudo aquilo que aqui. Existe sempre há imenso para avaliar nos blogs!Nada nada mais intrigante do que por a nossa marca espalhada pelo mundo!E por tudo isso escrevi este comentário! rnÁ semelhança de ti também eu tenho uma comunidade online de poker, aparece por lá e deixa a tua postagem como eu fiz aqui…gostariamos muito de lá ter alguém como tu…. rnBye Bye 🙂

Deixe um comentário

