Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

É possível cantar sem microfone?

em 20 de setembro de 2011

Imagem tirada daqui: http://www.cultura10.com

Sim, é totalmente possível! Eu prefiro cantar sem. Claro que isso depende do local que cantamos, em um teatros e igrejas o ideal é sem microfone, já em bares, casas de shows e pubs cantamos com microfone.

A instrumentação também influencia na escolha, pois instrumentos microfonados, geralmente, pedem o uso de canto com microfone, mas se você estiver cantando a frente de uma orquestra sinfônica em um teatro, o microfone não é necessário.

Mas afinal, como conseguimos cantar sem microfone? O nosso corpo é uma grande caixa de som, tem a mesma função daquelas caixas que estão acopladas aos aparelhos de som que compramos. É por meio dos ressoadores, que estão presentes no nosso corpo que conseguimos projetar a voz.

Os indianos dizem que um bom cantor, canta com os pés. Claro que não precisamos colocar a ressonância nos nossos pés, mas a ideia é utilizar todas as possibilidades que estão adequadas a nossa tessitura vocal e estilo musical.

Faça um teste, cante uma nota grave, a mais grave que você conseguir e coloque a mão no seu peito; agora cante a nota mais aguda que você conseguir emitir e perceba se a vibração está no mesmo lugar.

Para cantar, é necessário dominar os ressoadores, a nossa grande caixa de som, e usar o apoio para ajudar na projeção. Vamos fazer outro teste? Eu quero que você localize o seu umbigo e ache o espaço quatro dedos acima dele, é aí que está localizado o seu diafragma.

Agora para utilizá-lo, aperte-o – para dentro – toda vez que emitir um som. Faça o seguinte exercício: emita uma nota lisa, pode ser AHHHH e aperte o diafragma durante a emissão da nota, perceba que sonoridade ocorre quando você faz isso. Agora alterne a emissão da nota com som AHHH, ora faça com pressão do diafragma e ora faça sem a pressão no diafragma. Você percebeu alguma mudança no volume da sua voz?

Pois é, o apoio é essencial para a projeção da nossa voz.

Tem dúvidas? Mande um e-mail pra aprendendoacantar@gmail.com

*Texto extraído do meu blog sobre canto http://tudosobrecanto.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: