Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Pela Descriminalização e Legalização do Aborto

em 28 de setembro de 2011

Quando nos perguntamos se somos a favor do aborto, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é: Não, não somos a favor da morte. Mas a questão é que a legalização do aborto não se trata da nossa decisão pessoal se faríamos ou não um aborto, se trata da vida de milhares de mulheres que morrem em decorrência do aborto.

Sobre a decisão de cada mulher, não cabe a  mim o julgar. Abortos não são comemorados com festa, nunca fiquei sabendo de nenhuma mulher que tenha feito e se sentido feliz depois. Fazer um aborto é doloroso e chocante demais.

Eu não tenho filhos, mas muitas de nossas leitoras tem e todas nós sabemos que o amor materno é gigante mesmo. Uma das minhas grandes paixões na vida é estudar as teorias do psicanalista Donald Winnicott, que tem como principal foco a relação entre mães e bebês, então é notório que eu valorizo demais essa relação.

A questão aqui não é a valorização do amor materno, mas evitar que mulheres sejam mortas em consequências de abortos mau feitos. Não devemos ser ingênuas a ponto de achar que o aborto não existe, ele sempre existiu, mas quem é mais afetada são as mulheres pobres e de classe média, que precisam se submeter a clínicas clandestinas sem higiene, pílulas sem acompanhamento ou remédios caseiros, colocando em risco as suas vidas todos os dias.

Sobre a descriminalização, claro que sou a favor, a mulher passa um trauma tremendo de abortar e ainda tem que ser presa? É um imenso paradoxo. Precisamos pressionar a nossa sociedade e governo para que tenhamos políticas públicas adequadas, tanto na prevenção da gravidez, quanto de apoio as mulheres.

E para aqueles que criticam as mulheres por ficarem grávidas, sugiro que leiam o seguinte texto do blog “Mulher Alternativa”, sobre engravidar mesmo tomando anticoncepcionais. E para aquelas que engravidaram porque nãotomaram precauções, só posso dizer que a vida é delas, o corpo é delas, a decisão é delas, não cabe a mim julgar.

Se eu sou a favor da morte? Claro que não e é por isso que sou a favor da legalização do aborto, porque não quero que mais mulheres morram. Basta de tantas mortes!

Esse texto faz parte de uma blogagem coletiva do grupo http://www.blogueirasfemininas.com, acessem!

4 respostas para “Pela Descriminalização e Legalização do Aborto

  1. […] Pela Descriminalização e Legalização do Aborto – Texto de Clara Guimarães no blog Varieda… […]

  2. clara disse:

    Oi Clara…
    Eu fiquei com medo de vir aqui e ler o que não queria. Ufa!!!!
    Eu concordo com tudo que vc disse… mas eu continuo sendo contra a legalização, sabe por que? Porque no Brasil se trata a doença e não a prevenção. Não se previne nada, hospitais estão lotados, mas não se consegue ter uma vida decente com o saneamento básico, por exemplo. Se tratarmos a causa, a instrução e a prevenção, quem sabe isso melhore. Mas eu acho que isso é romantismo demais. É uma opinião minha.
    Isso sem falar na falta de educação dos brasileiros, que podem com isso perfeitamente usar a legalização como método anticoncepcional.
    Cada um sabe de sua vida e o que faz com seu corpo, e pra minha vida pessoal, tanto faz o aborto ser legalizado ou não. Jamais faria isso, em hipótese nenhuma.
    Não vai ficar brava comigo não, né???? É claro que eu sei que não…. rsssss Xará!!!!

    Beijossss

    • Oi Clarice,

      Eu acho que nós duas concordamos sim, nós duas concordamos que se tiver prevenção tudo pode melhorar, se a saúde, educação funcionasse, políticas políticas fossem justas, as mortes de mulheres e o aborto diminuiria.

      Até porque se a mulher decidir ter o filho e colocar para adoção, que garantias pode ter que esse filho terá um lar descente? Do jeito como as coisas estão nada funciona e muitas mulheres continuam morrendo, por falta de cuidados médicos.

      Eu gostaria de viver em um mundo que o aborto não existisse, porque não acho legal, sou a favor da vida, inclusive das mulheres, por isso defendo a legalização, porque no momento o aborto existe, então acho que se não temos como salvar o feto, pelo menos vamos salvar a mãe também, mas meu desejo interno era poder salvar o feto e a mãe.

      Bjos!

  3. […] Pela Descriminalização e Legalização do Aborto – Texto de Clara Guimarães no blog Variedades … […]

Deixe um comentário

