Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

8 de março é de dia luta, mas a luta é de todos nós!

em 8 de março de 2012

Hoje, dia 8 de março, é o dia internacional da mulher e o que vemos por aí é uma enxurrada de mensagens com fotos de flores e bobagens, algumas até bem ofensivas como uma da Band. Mas o 8 de março não é dia de dar presentinhos as mulheres, mas representa um marco na nossa luta, pois lutamos pela igualdade e em defesa dos direitos da mulher.

Acho curioso quem fala que nossa luta é secundária, que existem outras coisas mais importantes, mais importantes pra quem? Para os homens, para mulheres alienada? Vamos verificar algumas estatísticas básicas:

“Mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência. E essa é a maior causa de invalidez feminina entre 16 e 44 anos e mais de dez mulheres morrem por dia no país em decorrência da violência doméstica. Enquanto você lê este texto, a casa 15 segundos, uma mulher é agredida e os agressores são 70% seus namorados, maridos, companheiros ou ex-companheiros.” (FATOR, 2012)

Agora olha só as estatísticas publicadas no CMI 2004:

*” Em algum momento de suas vidas, metade das latino-americanas é vítima de alguma violência (Fonte: Unifem, 1999).
* De acordo com a Organização de Saúde, de 85 a 115 milhões de meninas e mulheres são submetidas a alguma forma de mutilação genital por ano, em várias partes do mundo. (ONU, 1999).
* Estima-se que pelo menos uma vez ao ano, 50% das mulheres árabes casadas são espancadas por seus maridos e 25%, uma vez a cada seis meses (Control Ciudadano, Instituto Del Tercer Mundo, 1999).
* Em 1993 o Banco Mundial diagnosticou que a pratica de estupro e de violência doméstica são causas significativas de incapacidade e morte de mulheres na idade produtiva, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
* No Brasil a cada 4 (quatro) minutos uma mulher é agredida em seu próprio lar, por uma pessoa com quem mantém uma relação de afeto.
* O Banco Mundial estima que uma em cinco mulheres no mundo já foram atacadas física ou sexualmente. ”

Gente, são números de 2004, mas infelizmente o crime contra mulher não foi erradicado, pelo contrário, segundo a Agência Patrícia Galvão (2012),  crimes de estupro cresceram 23% em janeiro e o número 180 recebeu em média 2 mil ligações por dia em 2011.

Então como uma luta como essa pode ser secundária? Mulheres são agredidas todos os dias e o mais importante é o que?  A corrupção no nosso país? Sim, corrupção é importante, mas essa mente que corrompe é a mesma que agride, é a mesma que subjuga uns em favor de outros. Então faça valer o seu voto, vote! E vote consciente, não porque fulaninho te deu um pacote de sonrisal.

Lutar pelos direitos das mulheres é lutar pela sociedade, pela ética, cidadania. Uma sociedade que não aceita que as mulheres também são gente, assim como não entende que todos somos diferentes, mas iguais perante a lei, não funciona, não é democrática. Que lógica é essa que ser diferente  anula nossos direitos civis? Até porque todos SOMOS DIFERENTES, nos agrupamos por afinidades, falcatruas, que seja, mas no fundo somos diferentes, então aceitar a diferença faz parte da natureza.

Não interessa as suas crenças religiosas, pode aquisitivo, orientação sexual, cultural, enfim, nada disso importa, somos todos seres humanos e merecemos respeito.

E para lutar por uma sociedade mais justa vamos tomar as ruas em forma de passeatas, vamos pedir igualdade para todos, somos todos gente e merecemos respeito!

Você, mulher, merece ser amada e respeitada, não somos menos, somos gente! Isso é o verdadeiro significado do 8 de março, é um dia de luta, uma luta por todxs nós!

Atos do 8 de março pelo país:

Aracaju – SE

  • Calçadão Popular do Dia da Mulher. Dia 09/03 às 14h, Rua João Pessoa com rua Geru, em frente à Caixa Econômica.Acompanhe no facebook.

Belém – PA

  • Caminhada “Nosso Corpo, Nossa autonomia, Nosso Território”. Organização do Fórum de Mulheres, movimentos sociais e outras entidades. Concentração às 9h, em frente ao Tribunal de Contas, Av. Quintino esquina com a Av. Nazaré.
  • Ato na UFPA, Semana dos Calouros. Organização do DCE-UFPA, Movimentos sociais e outras entidades. Concentração às 14h na UFPA, Campus Guamá.

Belo Horizonte – MG

  • Ato e Passeata. 15h, concentração na Praça da Estação. Percurso termina às 17:30 na Praça Sete. Quem convida são várias entidades, acompanhe no facebook!
  • NEPEM – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG também organizará programação. Destaque para a mesa redonda no dia 9, às 10h.

Brasília – DF

Curitiba – PR

Fortaleza – CE

  • Caminhada Estadual das Mulheres, com o tema: “Mulheres em luta contra o patriarcado, o racismo e o capitalismo”. Concentração às 16h, no Parque do Cocó.
Juiz de Fora – MG
  • A partir das 10h – Exposição e distribuição de material da Marcha Mundial das Mulheres – Discotecagem. 14h30 – Varal de poesia com Larissa Andrioli e Laura Assis, da FALE / Eco Performances Poéticas. 16h30 – Oficina de cartazes sobre a mercantilização da vida e do corpo das mulheres. – Oficina de Stêncil (intervenção urbana). – Produção de fanzine. Local: UFJF – no teatro de arena, frente ao jardim sensorial. Acompanhe no facebook!

Recife – PE

  • Diversas atividades no Museu da Abolição, das 13h às 19h. Apresentações, sessões de cinema, saúde da mulher, yoga e outras mais.
  • Curta Doze e Meia apresenta programação em homenagem a data com o tema Mundo das Mulheres – exibição de “Eu e Crocodilos”, “Visita Íntima”, “Dalva”, “Eh Pagu, eh!” e “O Pedido”, seguida de bate-papo com a cineasta Adelina Pontual. 12:30h, grátis, Auditório do Centro Cultural Correios. Acompanhe no facebook!

Rio de Janeiro – RJ

  • Manifestação. Concentração às 12h, Largo da Carioca, com bandeiras, cartazes, panfletos. Às 18h haverá a caminhada pela Cinelândia até as escadarias da Câmara dos Vereadores. Convidam diversas entidades.
  • Saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos. Das 9h às 13h, evento no Mercadão de Madureira – Subúrbio do Rio, uma parceria entre a Associação de Moradores de Cavalcanti e da AMB Rio.
Salvador – BA
  • Tradicional Marcha das Mulheres, que é realizada todos os anos no Dia Internacional da Mulher, no Centro de Salvador. Em 2012 não será diferente e a concentração está marcada para quinta-feira (8/3), ás 16h, no Campo Grande.

São Leopoldo – RS

  • A Prefeitura de São Leopoldo traz várias atividades com o tema “Mais Mulheres no Poder”. Realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) com apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de São Leopoldo (SMPM).

São Paulo – SP

  • Ato e Passeata – Concentração às 14h na Praça da Sé. Convidam: diversas entidades e coletivos.
Teresina – PI
  • Dia 07 de março, debate no IFPI, às 18h. Dia 08 de março, ato público/passeata às 8h, concentração na Praça do Fripisa.

Vitória – ES

  • Marcha das mulheres do Espírito Santo pelo fim das violências contra a mulher, às 13 hs na Praça Costa Pereira (Centro da Cidade).


Fontes:

Blogueiras Feministas – http://blogueirasfeministas.com/2012/03/eventos-8-de-marco/ <acesso 08/03/2012>

http://midiaindependente.org/pt/blue/2004/05/279731.shtml <acesso em 08/03/2012>

http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2766:16022012-estupro-um-crime-que-cresceu-23-em-janeiro&catid=43:noticias <acesso em 08/03/2012>

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=194617 08/03/2012>

Anúncios

2 respostas para “8 de março é de dia luta, mas a luta é de todos nós!

  1. […] Hoje, dia 8 de março, é o dia internacional da mulher e o que vemos por aí é uma enxurrada de mensagens com fotos de flores e bobagens, algumas até bem ofensivas como uma da Band. Mas o 8 de março não é dia de dar presentinhos as mulheres, mas representa um marco na nossa luta, pois lutamos pela igualdade e em defesa dos direitos da mulher. Por Clara Guimarães em 8 de março é de dia luta, mas a luta é de todos nós! […]

  2. […] A luta é de todos nós – com vários dados sobre a violência contra as mulheres e manifestações pela data […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: