Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

Médicos cubanos: o buraco é bem mais embaixo

em 28 de agosto de 2013

Na segunda-feira, 26 de agosto de 2013, “Os 95 médicos estrangeiros que iniciaram nesta segunda-feira (26) o treinamento do programa Mais Médicos em Fortaleza foram hostilizados por cerca de 50 profissionais cearenses da área que faziam uma manifestação na entrada da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), no Meireles. O alvo do protesto era o grupo de 79 médicos de Cuba que farão o curso. Na saída, os estrangeiros e as autoridades foram vaiadas, xingadas e provocadas pelos manifestantes. ” (RIBEIRO, 2013). Lógico que me senti muito envergonhada, como assim xingar esses médicos? Olhem a barbárie no vídeo abaixo:

Agora que já estamos atualizadas com os acontecimentos, podemos refletir um pouco sobre.O primeiro ponto  é que não são só cubanos que participarão deste programa, são pessoas de vários países, e o segundo é que não tem lógica de se opor a contratação de médicos estrangeiros que vão ocupar postos que não são preenchidos por médicos brasileiros. Se as vagas são abertas, mas não tem gente que tope trabalhar em bairros da periferia e cidades distantes, vamos fazer como, deixar o povo morrendo sem médico? Isso é algum tipo de piada?

Tem todo aquele argumento de que trazer médicos estrangeiros não resolve o problema da saúde, que precisam equipar os hospitais, pagar melhores salários… blá, blá, blá… isso é óbvio, mas pra que esse processo seja iniciado precisamos começar de algum local, e acho muito pertinente que seja contratando médicos para locais que não tem médico algum. É muito fácil pra quem não precisa do SUS, que não mora em uma periferia braba, que tem plano de saúde, ficar reclamando da vinda desses médicos, mas é uma tremenda sacanagem, pois tem gente doente sem ter acesso a tratamento, pois NÃO TEM MÉDICO! Já os médicos que reclamam, a solução seria essa galera parar de reclamar e ir trabalhar nos locais distantes, mas não querem fazer isso e nem que outros profissionais assumam esses postos, ou seja, querem ver gente morrendo. Que lindo!

Hoje, a presidenta Dilma deu o seguinte depoimento: “É um imenso preconceito sendo externado contra os cubanos. É importante dizer que os médicos estrangeiros, não só cubanos, vêm ao Brasil para trabalhar onde médicos brasileiros formados aqui não querem trabalhar” e é isso mesmo, como assim que tem gente reclamando que teremos médicos em locais que estão faltando? Agora, na minha opinião, essa celeuma com os médicos cubanos não são só porque os médicos estrangeiros… blá blá blá… isso tudo está ocorrendo por dois motivos, o primeiro é que são cubanos e o segundo é por racismo, afinal, a grande maioria desses médicos são negros.

Todo mundo que lê o meu blog sabe que fico fula da vida com racismo, quebro o pau mesmo, e essa história me deixou muito irritada. Não sei se vocês ficaram sabendo, mas teve uma jornalistinha que publicou no twitter comentários racistas sobre as médicas cubanas, dizendo que elas tinham cara de empregada doméstica. Depois dessas declarações, o sindicato das domésticas afirmou que vai processá-la e eu espero que isso ocorra mesmo, pois RACISMO É CRIME! E racista merece cadeia! Sou bem Datena neste aspecto (risos)

O outro motivo do preconceito é que são cubanos, já vi até umas criaturas falando por aí que esses médicos são infiltrados, que virão ao Brasil pra promover uma revolução comunista. Acho que este tipo de balela nem merece ser comentada, pois a burrice começa quando afirmam que Cuba é um país comunista, que não é, óbvio, é um país socialista, tem uma diferença gigantesca nisso. A outra é que os médicos cubanos trabalham no mundo inteiro e não vemos um monte de países comunistas por aí,  mas devem estar escondidos, certo? (risada alta) LOL. Agora pra finalizar este texto, deixo um link de uma reportagem da revista Veja falando da maravilha que seria os médicos cubanos vindo pro Brasil no governo Fernando Henrique. Opa, peraí, no governo de Fernando Henrique era bom, mas agora é ruim? Na minha terra chamamos isso de desculpa de amarelo é comer barro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: