Variedades Femininas

Aqui se fala do universo feminino

8 preocupações mundanas

em 18 de setembro de 2014

As 8 preocupações mundanas são:

1. Gostar de ser elogiado
2. Não gostar de ser criticado
3. Gostar de ser feliz
4. Não gostar de ser infeliz
5. Gostar de ganhar
6. Não gostar de perder
7. Desejar ser famoso
8. Não gostar de ser ignorado

Acho que é batata se sentir tocado por esses sentimentos. Quem consegue não se abalar com uma crítica ou quando alguém ignora a gente? É difícil pra caramba. Lógico que é totalmente possível ter uma natureza livre, não se apegar ao sofrimento, pois se forma é vazio e vazio é forma, o sofrimento não existe. As coisas são, não são e são.

Esse ano está sendo meio punk em alguns aspectos, cruzando e descruzando com pessoas que parecem querer tirar onda comigo, machucando, cutucando, como se tivessem enfiando uma faca e tendo prazer nisso. No meio de um rebuliço desses, uma situação difícil pra caramba, veio na minha mente a segurança de que fulana era minha mestre, que eu estava era recebendo uma oportunidade maravilhosa de aprender coisas novas. Pois é, tem uma prece budista chamada: oito versos que transformam a mente. Toda vez que eu leio acho que faz muito sentido, a gente gasta energia demais tentando defender uma identidade que criamos e tentando assegurar que seremos elogiados, felizes, ganharemos sempre e seremos reconhecidos por isso. Segue dois trechos da prece:

5. Quando os outros, por inveja, maltratarem a minha pessoa,
Ou a insultarem e caluniarem,
Vou aprender a aceitar a derrota,
E a eles oferecer a vitória.

6. Quando alguém a quem ajudei com grande esperança
Magoar ou ferir a minha pessoa, mesmo sem motivo,
Vou aprender a ver essa outra pessoa
Como um excelente guia espiritual.

Eu não acho que oferecer a vitória e aceitar que aquela pessoa “absurda” é seu mestre é agir com passividade, mas que é preciso largar as coisas, pois não dá pra ficar alimentando certos sentimentos, é só largar e mudar a perspectiva. Você muda o olhar e parece que tudo muda, mas na verdade não mudou foi nada, tudo estava sempre ali, a gente que sente que muda.

 

Deixe um comentário

